Amálgama de Homem e Besta & Ellen G. White

Essa imagem é apenas ilustrativa e não reflete necessariamente
o pensamento da Sra White sobre o tema amálgama.

Amálgama de Homem e Besta

O aviltante crime que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte. 

Apresentaremos os fatos, mas a decisão de em que acreditar é sua. Normalmente fazemos manobras mentais para não aceitar um fato que contradiz nossas crenças. Mas espero que ore para que o Santo Espírito de Deus lhe guie a toda a Verdade.

Amálgama & Ellen G. White

Os Adventistas declaram oficialmente: "Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja" [Crença Fundamental 18, dos Adventistas do Sétimo Dia (grifo nosso)]. Os escritos de Ellen White são chamados de “o espírito de profecia” e “o testemunho de Jesus.” Adventistas do Sétimo Dia à consideram tão inspirada como os escritores da Bíblia. E seus escritos são considerados tão inspirados quanto a Bíblia. Falando de seus escritos, ela própria disse: "Os testemunhos são do Espírito de Deus ou do Diabo" [Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 230 (grifo nosso)].

Declarações da Sra Ellen White sobre amálgama:

"Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte." (Spiritual Gifts, Vol. 3, pg.64, 1864).

"Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies confusas que Deus não criara, resultantes da amálgama, foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em certas raças de homens." ( Spiritual Gifts, Vol. 3, pg. 75, 1864).


Em Defesa de Ellen G. White

Em 1996 Dirk Anderson (clique aqui para ler seu testemunho) descobriu material na Internet atacando a Sra. White como profetisa. Ficou contrariado. Indignava-se de que alguém criticasse a profetisa de Deus. Por anos ele dizia aos ASD's como deviam obedecer aos inspirados escritos de Ellen White. Tornou-se adepto de identificar que regras de Ellen White uma pessoa não estava seguindo, e logo as criticava por serem relapsas em não seguir os seus padrões.

Depois assumiu uma nova missão, a de defendê-la na Internet. Criou uma Web Page e elaborou argumentos para buscar explicar algumas de suas declarações incomuns, tais como sobre o "amálgama de homens e bestas". Forçou-se a desenvolver todo tipo de "ginástica mental" a fim de explicar essas coisas, e começou a indagar-se se não estaria ultrapassando até os limites da honestidade. (Quer saber o que ele descobriu? Clique Aqui.) E é sobre assunto controverso da amálgama que trataremos nessa postagem.

Amálgama – a polêmica dos parágrafos omitidos (Wikipédia)

Descrevendo um grande pecado, a Sra White relatou:

"Mas se há um pecado acima de todo outro que atraiu a destruição da raça pelo dilúvio, foi o aviltante crime de amálgama de homem e besta que deturpou a imagem de Deus e causou confusão por toda parte." (Spiritual Gifts, Vol. 3, pg.64, 1864).

"Toda espécie de animal que Deus criou foi preservada na arca. As espécies confusas que Deus não criara, resultantes da amálgama, foram destruídas pelo dilúvio. Desde o dilúvio, tem havido amálgama de homem e besta como pode ser visto nas quase infindáveis variedades de espécies animais e em certas raças de homens." ( Spiritual Gifts, Vol. 3, pg. 75, 1864).

Segundo o artigo de Gordon Sigley e na opinião do escritor apologista Dirk Anderson, a afirmação da Sra White sobre o amálgama (mistura, fusão,cruzamento) de homem e besta (animal) foi uma das mais controvertidas e embaraçosas para seus seguidores.[1] Na opinião de Dirk, a afirmação da Sra. White parecia indicar que ela cria que, a união sexual entre seres humanos e bestas (animais) antes e depois do dilúvio produziu espécies diferentes, amalgamadas (e que Deus não criara). A citação dela (Sra White),diz que os resultados do amálgama podiam ser vistos "em certas raças de homens." Já na época, esses parágrafos causaram sérias perguntas, como: Quais raças são resultado da amálgama?

Em 1868, o dirigente adventista Urias Smith publicou sua defesa de Ellen White. Nesse livro, Smith conjecturava que a união entre seres humanos e bestas havia criado raças como os bosquímanos (indígenas) da África, algumas tribos de hotentotes, entre outras.[2] A Sra White não fizera qualquer declaração com respeito à defesa de Urian Smith.[3] Tiago White o marido de Ellen White, revisou o livro de Smith antes da publicação e o recomendou aos leitores da revista oficial da igreja, a Review and Herald. E no mesmo ano, o Sr e a Sra White levaram 2.000 exemplares do livro de Smith consigo para oferecê-los durante as reuniões campais.[4]

Os parágrafos sobre o amálgama voltaram a ser publicados em 1870 no livro Spirit of Prophecy, Vol. 1, e continuaram causando controvérsia.[5] Durante anos, vários homens haviam oferecido diferentes interpretações das declarações de Ellen White. "críticos e apologistas de Ellen White postaram-se em batalha em torno desse assunto de elevada carga emocional."[6]

Em setembro de 1947, houve uma reunião onde quinze dos mais importantes líderes eclesiásticos adventistas estavam presentes para ouvir dois biólogos adventistas, o Dr. Frank L. Marsh e o Dr. Harold W. Clark, debaterem o sentido de tais declarações publicadas no século XIX pela profetisa de sua igreja, Ellen G. White. As posições dos biólogos eram diferentes. O Dr Clark afirmava que a Sra White realmente referia-se ao cruzamento de seres humanos com animais. Mas o Dr Marsh defendia a interpretação de cruzamentos separados: humano com humano, animal com animal. Houve uma batalha de argumentos, sem haver consenso completo. "a controvérsia nunca foi totalmente superada.[7]

O Centro de pesquisas Ellen White (CentroWhite), aceitando a versão defendida pelo Dr Marsh, declara que a Sra. White nunca sugeriu a existência de seres subumanos ou qualquer tipo de relação híbrida animal/homem. Ela falou sobre "espécies animais" e "raças humanas", mas não sobre algum tipo de amálgama de animais com seres humanos.

"Nenhum dicionário jamais usou a palavra "amalgamação" para descrever a coabitação de homem com animal. O emprego da palavra no século dezenove incluía a miscigenação de diversas raças".

E acrescentam:

"Reconhecemos, porém que estudantes sérios dos escritos de Ellen White divergem sobre o que ela queria dizer por amalgamação. A responsabilidade da prova repousa sobre aqueles que afirmam que a Sra. White deu ao termo um novo e estranho significado.[8]

Apoiando a tese de Frank L. Marsh, o adventista Dr Francis D. Nichol escreveu o livro: Ellen White and her Critics, onde Nichol diz que a amalgamação (humano com humano) referia-se ao cruzamento da raça (ímpia-dos homens) de Caim, com a raça (crente-de Deus) de Seth. E os animais ao se cruzarem em diferentes raças, também estavam cometendo crime, ou pecado contra a lei natural de Deus.[9] Nichol declarou:

"Acreditamos que o significado da frase-chave em questão é encontrado por sua compreensão de leitura: "amálgama de homem e [de] besta." Assim, a passagem seria falar do amálgama de diferentes raças da humanidade e da fusão de diferentes raças de animais. A construção gramatical e de uso comum nos permitem compreender "de" como sendo implícita".[10]

Após 1871, os parágrafos do amálgama foram omitidos das edições posteriores. E o filho de Ellen White, W.C. White, explicou:

"Quanto aos dois parágrafos que se encontram em Spiritual Gifts e também em Spirit of Prophecy, relativamente ao amálgama e à razão por que foram omitidos dos livros posteriores, e à questão de quem assumiu a responsabilidade de omiti-los, posso falar com perfeita clareza e convicção. Eles foram omitidos por Ellen G. White". "A Sra. White não só tinha bom juízo baseado numa compreensão clara e abarcante das condições e as conseqüências naturais de publicar o que escrevia, como muitas vezes recebia instruções diretas do anjo do Senhor em relação com o que devia ser omitido ou acrescentado nas novas edições." (mensagens escolhidas vol 3 pg 452).

Para o sr. Dirk Anderson, essa explicação de relação entre raças (humanos com humanos e animais com animais) criou outras perguntas, como:

"Como poderiam as relações sexuais entre parceiros humanos casados serem descritos como "alvitante crime"? Será que Deus não honra o casamento, independentemente de serem ou não, ambos os parceiros da mesma raça ou crença?" "Se casar com uma mulher ímpia foi um "alvitante crime" digno da destruição da raça humana, porque a Bíblia diz que o casamento de Sansão com uma filistina foi "do Senhor?" "Como poderiam os resultados de cruzamento (ou casamento) entre pessoas de diferentes fés, agora "ser visto" em "certas raças de homens?" Quais são as raças com visíveis evidências de fusão entre crentes e não crentes"? e: "Como poderia união entre as diferentes espécies de animais ser um alvitante crime? Os animais não têm essa capacidade moral para cometer tal crime!"[11]

Em seu artigo, Gordon Shigley declarou:

"Por anos a comunidade adventista presumiu que a Sra. White cria que parte da queda do homem envolveu união sexual de homem com animal e defendeu seus pontos de vista como científicos. Depois de 1947, a posição prevalecente mudou e prosseguiu assim por 35 anos. Incapaz de conciliar a mais óbvia leitura das declarações de Ellen White com a ciência, e com um compromisso para com a igualdade genética entre as raças, a Igreja aceitou a engenhosa interpretação de Marsh sobre o que Ellen White quisera dizer. Ellen White realmente creu que amálgama de homem com besta teve lugar[12]

Conclusão

Algumas perguntas: O fato de Urias Smith ter escrito um livro só para defender a tese de Ellen White, não prova que ela escreveu realmente sobre o amálgama (homem/animal, Smith interpretou dessa maneira)? Adventistas terem omitido o texto das edições posteriores não seria uma prova de que Ellen estava errada? Oque você acha da conjectura de Ellen, afirmando que Deus muda de ideia, quando a manda omitir textos que não foram bem aceitos pela membresia?

Você decide no que acreditar...

Abaixo conseguimos provas exclusivas, fotos que provam que é "possível" tais cruzamentos (segundo a defesa de Ellen White a amálgama no texto é também a fusão de diferentes raças de animais.). Veja alguns animais estranhos que ficaram fora da arca:



















Saiba Mais:

Amalgamação de homens e animais (Opinião Oficial Adventista)
Declaração do Centro de Pesquisas Ellen G. White

Amalgamação por Dirk Anderson
Um embaraço Denominacional

"Amálgama de homem e besta" por Gordon Shigley
O que Ellen White quis dizer?

A Nuvem Branca por Dirk Anderson
Alterações, Revisões, e Mudanças
O aviltante crime de amálgama de homem e besta

AMÁLGAMA: O “PECADO ESQUECIDO” por Ex-Adventistas.com

The animal origins of non-white people
Fonte do texto:
Amálgama – a polêmica dos parágrafos omitidos: Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Controv%C3%A9rsias_sobre_Ellen_G._White

Notas:
1. (Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 1982 ) (A nuvem branca-por Dirk Anderson-1999 1ª ed. 2001 2ª ed.)
2. (A Nuvem branca -por Dirk Anderson-1999 1ª ed.2001 2ª ed. -Uriah Smith, The Visions of Mrs. E. G. White, p. 103, 1868.) (Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 - 1982)
3. (Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 1982).
4. ( Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 1982, pg. 14.) (A Nuvem branca – por Dirk Anderson ed. 1999 -2001)
5. (A nuvem branca-por Dirk Anderson-1999 1ª ed. 2001 2ª ed.).
6. (Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 1982) (http:michelsonperguntas.blogspot.com)
7. (Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 1982
8. (http://www.centrowhite.org.br/ellendoc-3c.htm#ama_hom )
9. Ellen G. White and Her Critics pg 306- 322) (www.whiteestate.org/issues/amalg.html).
10. (Ellen G. White and Her Critics pg 306- 322) (www.whiteestate.org/issues/amalg.html).
11. (Amalgamation - A denominational Embarrasment.- Dik Anderson) (A nuvem branca-por Dirk Anderson-1999 1ª ed. 2001 2ª ed.) (www.ellenwhiteexposed.com/critica.htm)
12. (Gordon Shigley, "Amalgamation of Man and Beast: What Did Ellen White Mean?", Spectrum, vol. 12, no. 4 1982)

4 comentários:

  1. Na minha humilde opinião nem a Sra.white entendia o q foi escrito. Não entender tudo o q ela escreveu não a torna falsa profetiza.Não consigo compreender tal coisa escrita, mas existe mais uma pergunta;Há alguma possibilidade do anjo do Senhor por Sua ordem ter pedido q ela omitisse em suas próximos escritos os parágrafos de tanto reboliço para q o juízo humano não tirasse conclusões precipitadas desse escrito? Se sim ataques,denuncias e críticas sempre irão existir contudo a chance de ser verdade é inevitável.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo sobre amalgama só que, as fotos, é uma tremenda palhaçada, desculpa o termo.! De onde tiraram estas fotos desde antes do dilúvio e posterior. Estava em um arquivo muito bem protegidas da erosão do tempo? Poxa, seis mil anos e estavam em ótimo estado de conservação. Palhaçada é pouco.!
    Eu acredito que houve fusão de homem (genérico) Com besta tanto quanto creio nos escritos da Sra. White como sendo inspirados por Deus contudo, Deus não muda.
    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
  3. Volto a comentar: Eu, na minha opinião, acho um desrespeito aos internautas, publicarem um trabalho de fotoshop e,por sinal, muito mal feito, em um artigo de tamanha relevância e que deveria ser sério e honesto.
    Com todo o respeito que tenho pelo progama na Mira da Verdade e seus apresentadores, carinhosamente...
    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Antonio, Paz!

      Este blog não é afiliado de nenhuma forma com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, com a Rede Novo Tempo ou com o programa Na Mira da Verdade.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.