Entendendo as Alianças


O Contexto:

O primeiro passo para entender a Bíblia é compreender o seu contexto histórico.

No caso dos concertos é fundamental entender que as alianças eram comuns no Oriente Médio durante os tempos bíblicos.

Alianças foram freqüentemente usadas para estabelecer domínios. Um suserano faria um pacto com seus vassalos, que normalmente continham três partes:
  • Promessa
  • Condição
  • Sinal

A promessa pode ser algo como o suserano prometendo não matar os vassalos conquistados. Embora algumas alianças pudessem ser incondicionais, ou seja, o vassalo faria o que ele faria de qualquer maneira, geralmente era realizado algum tipo de condição para o cumprimento da promessa. Assim, o suserano poderia prometer não matar os vassalos conquistados se oferecessem-lhe um tributo anual de trigo e vinho.

O pacto era ratificado geralmente com sangue e um sinal era configurado como uma forma de mostrar que os vassalos estavam sob a aliança com o suserano. O sinal era muitas vezes arbitrário e poderia ser qualquer coisa como um brinco na orelha esquerda, uma tornozeleira, ou qualquer outro sinal externo.

Assim, com este contexto em mente, vamos ver se podemos encontrar os principais elementos de algumas alianças bíblicas. Vamos começar com um fácil.

Pacto com Noé

A aliança com Noé foi uma aliança incondicional. Não dependia dos vassalos (homens). O suserano (Deus) disse soberanamente o que Ele iria fazer sem aplicar qualquer condição.

Então nós só precisaremos procurar uma promessa e um sinal.

Leia a passagem abaixo e veja se você consegue encontrar uma promessa e um sinal antes de chegar ao final do texto.


Gênesis 9:9-17 (NVI)

9 " "Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes,

10 e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra.

11 Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra".

12 E Deus prosseguiu: "Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:

13 o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.

14 Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris,

15 então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida.

16 Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra".

17 Concluindo, disse Deus a Noé: "Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra"."


E então, como foi? Você deve ter descoberto o seguinte:

  • Sinal: o arco-íris. 
  • Promessa: todos os seres vivos nunca mais seriam destruídos por um dilúvio. 

Vamos agora avançar para uma aliança mais complexa.

Pacto com Abraão

A aliança abraâmica é um pacto muito importante, pois prenuncia um pacto vindouro.

Eu acredito que você será capaz de encontrar duas promessas, uma condição, e um sinal.

Vamos lá, tente!







Gênesis 15:5-7 (NVI)

5 "Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência".

6 Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

7 Disse-lhe ainda: "Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança"."


Gênesis 17:10-11 (NVI)

10 "Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês."


E então, você foi capaz de encontrar todas as três partes da aliança? Aqui está o que eu consegui:

  • Promessa: a) Muitos descendentes b) Possuir a terra.
  • Condição: Crença / Fé
  • Sinal: Circuncisão

Como uma nota adicional, devo salientar que alguns referem-se à aliança abraâmica como um pacto "incondicional", porque Deus simplesmente diz o que Ele vai fazer soberanamente. Não vejo nenhum problema em aceitar isso. No entanto, Gênesis 15 implica fortemente que as promessas deste pacto foram condicionadas à fé. No mínimo, podemos dizer que a fé, não obras, foram a base dessa aliança.

No próximo capítulo, iremos comparar e contrastar isso com o primeiro dos dois principais concertos bíblicos.

Próximo Capítulo:

O Antigo Testamento (A Aliança Mosaica)


Em Cristo,

Hélio S. Júnior

Nota: (NVI) Nova Versão Internacional

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE A CIRCUNCISÃO, ENTÃO DEUS DISSE QUE DEVERÍAMOS SER CIRCUNCIDADOS?

    ResponderExcluir
  2. ESTOU ME REFERINDO NA ALIANÇA DE DEUS COM ABRAÃO ONDE DIZ
    0 "Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.

    11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês."

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.