Não-Sabatistas


3° Posição: Não-Sabatistas (A VERDADE)

São os cristãos que acreditam que o Sábado como um dia especial não existe mais. O concerto dos 10 Mandamentos (incluindo a exigência de guardar o dia de Sábado), juntamente com as leis de Moisés, foram abolidas na cruz. (II Coríntios 3:7-11; Col. 2:14; Efésios 2:15). Creem que ninguém antes de Moisés (como Adão, Abraão, Isaque, Jacó, Jó) ouviu falar da lei do Sábado. Nem o guardavam. ("lhes fizeste conhecer" Neemias 9:13,14; Deut.5: 2,3; Eze.20: 12). Acreditam que a primeira vez que alguém foi ordenado a guardar o Sábado foi em Êxodo 16:23-30 e que Gênesis 2:2-3 foi escrito por Moisés para dizer aos judeus no Sinai PORQUE estavam guardando o Sábado, NÃO para ensinar QUANDO o sábado foi instituído.

Eles acreditam que é importante ter um tempo de adoração cristã, mas o dia em que ela ocorre é sem importância. Normalmente, eles adoram no Domingo, e podem até chamá-lo de o dia do Senhor, mas não o guardam como um dia sagrado para ser reverenciado como fazem os demais sabatistas. O Domingo não é o Sábado cristão, ou um dia de descanso para ser guardado. Mas o dia em que os cristãos se reúnem para adorar a Deus (Atos 20:7; I Cor. 16:1,2) e provocarem um ao outro no amor e boas obras. (Hebreus 10:24, 25). Acreditam que Descansar em Cristo a cada dia, vindo a Ele pela fé, É O SÁBADO do Novo Testamento. (Hebreus 3-4, Mateus 11:28)

Acreditam que a lei mosaica inteira encontra o seu termino em Cristo, e assim o povo de Deus não está mais diretamente sujeitos a ela. Isso não significa que os cristãos estão livres para roubar, matar e cometer adultério, só porque os 10 Mandamentos foram abolidos. Não! Os cristãos estão debaixo de uma nova e melhor lei que é a Lei de Cristo (Gálatas 3:24-25; 6:2; I Coríntios 9:20,21, Romanos8:02, Hebreus 7:12) e uma nova e melhor Aliança (Hebreus 8:6-13).

Explicam que Deus concedeu a Aliança Mosaica (Antigo Testamento) no Monte Sinai através de Moisés, apenas para os judeus. Os 10 Mandamentos são a representação mais importante da Antiga Aliança (Lei de Moisés), que foi substituída pela Nova Aliança (Novo Testamento), chamada de "Lei de Cristo." (Romanos 8:2, Gálatas 6:2;. I Coríntios 9:21).

Ouvem a Cristo em todas as coisas, como Cabeça, e não a Moisés. O  capítulo 17 de Mateus (transfiguração) serve de  ilustração da supremacia de Jesus sobre a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias). Onde Pedro tenta coloca-los no mesmo nível mas o Pai responde: "Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o." (Mt 17:5) "E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus. (Mt 17:8)

(1) Paulo disse: "Se alguém se considera profeta ou espiritual,reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor." (I Coríntios. 14:37).

(2) Pedro citou Moisés: “o Senhor vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta, semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto ele vos disser ". (Atos 3:22).

Os escritores do Novo Testamento veem a lei mosaica, neste quadro histórico-salvífico, vigente ao período antes de Cristo. Assim, a lei mosaica inteira vem para cumprimento em Cristo, e essa realização significa que a lei não é mais uma fonte direta e imediata, ou o juiz de  conduta do povo de Deus.  Em vez disso, o comportamento cristão é controlada diretamente pela lei de Cristo.

A tese da descontinuidade dos Dez Mandamentos usa os seguintes argumentos:

1° Premissa: Se a lei mosaica em sua totalidade foi cumprida em Cristo, os Dez Mandamentos, como parte da mesma lei, também foi cumprida.

2° Premissa: Se a lei mosaica foi totalmente cumprida em Cristo, já não governa diretamente o povo de Deus.

3° Conclusão: A lei mosaica em sua totalidade foi cumprida em Cristo. Assim, (1) Os Dez Mandamentos também foram cumpridos e, portanto, não mais diretamente governam o povo de Deus, e (2) o quarto mandamento em particular, está cumprido e, portanto, já não governa diretamente o povo de Deus.

Isso simplifica o debate sobre o Sábado dramaticamente. Em vez de discussões sobre o significado preciso de "dias" ou por que um mandamento é suspenso enquanto nove continuam em vigor, os evangélicos podem se concentrar na discussão apenas na questão central: No termino da velha aliança, o Decálogo. Há boa evidência bíblica para apoiar a descontinuidade da lei mosaica como um todo. Fazendo com que o caso da guarda do sábado com base nos Dez Mandamentos entre em colapso. Assim como a lei mosaica passou, assim passou o Decálogo.

A Bíblia apresenta muitas evidências da descontinuidade. Encontramos exemplos como Hagar e Sara, a chegada do descendente de Abraão ou com exemplo de Paulo em Romanos sobre a lei do Casamento:

"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra." Romanos 7:6

Que Lei?

Paulo Responde:

"[...]Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." Romanos 7:7 

Veja o texto no contexto: Esse é 10° mandamento, certo? De que Lei fomos libertos? A Lei mata! Mostra que somos pecadores e necessitamos de um Salvador. Cristo Salva! Nós torna Novas Criaturas através do seu Santo Espírito! Nós capacitando para cumprir os mandamentos da Nova Aliança:

"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito?" 2 Coríntios 3:6-8

Veja que Paulo chama os 10 mandamentos (gravados em pedra pelo dedo de Deus) de ministério da morte e de transitório. Está muito claro.

Para resumir, o Decálogo não constitui lei imutável de Deus moral como adventistas afirmam, mas é parte da lei mosaica provisória que foi cumprida em Cristo. Como tal, é obrigatória para os cristãos de hoje apenas na medida em que é interpretado pela lei de Cristo. Portanto, o caso Adventista para a guarda do sábado com base nos Dez Mandamentos entra em colapso. Como a lei mosaica passou, assim passou o quarto mandamento.

Na nova aliança, o sábado não é transferido do sábado para o domingo - um movimento para o qual não há evidência bíblica ou histórica. Pelo contrário, as funções de domingo como novo dia de adoração para comemorar a ressurreição de Jesus, que não só cumpriu a pena da lei, mas também as suas justas demandas.

Conclusão

Muitos evangélicos ainda hoje afirmam a continuidade dos Dez Mandamentos, apesar de negar a continuidade do quarto, coloque-se em uma posição difícil se não impossível de se sustentar. Os adventistas têm todo o direito de perguntar como a Lei de Deus pode ser ao mesmo tempo imutável e mutável, ao mesmo tempo. Eles têm o direito de perguntar com que autoridade houve esta mudança, e por que só o quarto mandamento foi modificado ou abolido. A tese da continuidade do Decálogo não fornece um quadro para resolver estas objeções.

Por outro lado, a descontinuidade dentro do contexto da história da salvação desmonta totalmente essas objeções virando o jogo. Sua força está em desafiar a premissa maior do argumento adventista para guarda do sábado, invertendo assim o ónus da prova.

Em vez de cobrar os evangélicos com inconsistência e, em seguida, declarar vitória, os adventistas devem agora explicar, em primeiro lugar, por que a lei mosaica ainda se aplica aos cristãos e por que as passagens que apontam a descontinuidade do Decálogo devem ser interpretado de outra maneira. Por razões discutidas acima, isso não será fácil.

Ficam as perguntas: É certo a adoração no domingo? E no Sábado? É errado, ou não é importante? A partir desse estudo vimos que isso não é importante. Nem é certo, nem errado. Vimos que é sempre certo adorar a Deus tão freqüentemente e com associação com outros crentes quanto possível. Em Atos 2:42-47, a igreja primitiva fazia adoração diária.

Contudo, precisamos ter tempo para a adoração corporativa para suplementar nossa experiência diária. Nós não devemos negligenciar a adoração corporativa (Heb. 10:25). VIimos que não é errado adorar no Sábado e nem é errado adorar no domingo, ou quarta-feira ou qualquer outro dia! Guardar o Sábado para reflexão e crescimento espiritual é saudável e pode ser incentivado. Mas a mensagem do Novo Testamento, e do resto da Bíblia, deixa claro que para os cristãos o dia da semana em que isto ocorre não deve ser obrigatória nem exigida.

Analise das posições básicas sobre a Guarda do Sábado
(Para compreender o estudo adequadamente é necessário que leia as postagens em  sequência.)




Em Cristo, nosso Verdadeiro Descanso.

Hélio S. Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.