O Sábado foi ordenado na Criação ou no Êxodo?


O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO

Estudo Pessoal sobre o Sábado por Greg Taylor (Ex-Pastor Adventista). Para ler a postagem completa clique aqui, para ler seu Testemunho aqui.

O SÁBADO FOI ORDENADO NA CRIAÇÃO OU NO ÊXODO?

Agora, depois do estudo meticuloso no Novo Testamento, eu estava pronto para voltar ao Velho Testamento em meu estudo.

INTRODUÇÃO
O SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
JESUS E O SÁBADO
O SÁBADO NO VELHO TESTAMENTO
  • Sábado dado em Gênesis ou Êxodo?
ARGUMENTOS SABATISTAS
O SÁBADO EM GÊNESIS

Eu sempre achei que o sábado foi estabelecido na criação.

Desde que o sábado era uma ordenança da criação, então ele veio antes da lei e deve ter um significado universal.

Assim eu fui para Gênesis 2:1-3, onde o final da criação é relatada. O v. 2 diz: 

"Havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que criara e fizera."

"É isso!" Eu pensei comigo mesmo. “O sábado foi estabelecido na criação. Desde que isso é verdade, ele deve ser uma instituição eterna"!

O problema que se tornou logo aparente com essa rápida conclusão, era que ela pula para muitas suposições também.

Primeiro, não há nenhuma tarde e manhã mencionadas aqui. Todos os outros dias restantes da criação tiveram noite e manhã conectadas a eles. Não que não fosse um dia literal, mas havia um aspecto de continuidade neste dia que está implícito. Deus pretendia que o descanso que Ele tinha estabelecido tivesse uma qualidade contínua. Isso teria permanecido como uma experiência diária não fosse pela entrada do pecado. O descanso teria sido uma realidade perpétua.

Segundo, a palavra sábado não é mencionada. Não há nenhuma menção disto sendo um sábado.

Em terceiro lugar, não havia nenhuma necessidade para Adão e Eva descansar porque eles não ainda não tinham trabalhado. 

Finalmente, não há nenhum registro que qualquer pessoa guardou o sábado nesse tempo até que Deus ensinou o povo através do episódio do maná e, naturalmente, no Monte Sinai. A instituição do casamento, por outro lado em Gêneses 2:24 estabelece claramente o casamento como uma ordenança continuada. Há muita evidência que ela era uma parte da maneira de vida em todos os anos seguintes. Mas para o sábado não há nenhuma menção durante 2500 anos!

O que eu aprendi é que a idéia da ordenança na criação tem algumas fraquezas sérias. Assim se eu for fiel a o que o texto diz realmente, eu tinha que admitir que duas interpretações são permitidas: 

1) uma ordenança na criação de um sábado semanal, ou 

2) uma obra terminada e uma celebração que era pretendida permanecer no mundo por cada dia posterior.

O SÁBADO EM ÊXODO

Nós não encontramos o sábado mencionado outra vez até Êxodo 16:23. Deus explica o conceito do sábado ao povo de Israel com o episódio do maná. À medida que eu estudava, tornou-se evidente que o povo desconhecia completamente o sábado até este momento. Eles tinham recebido alguns mandamentos novos tais como o sacrifício do cordeiro em Êxodo 12 e a instituição da festa do Páscoa no mesmo período. Eles sabiam sobre a circuncisão, mas estavam sendo apresentados agora ao sábado. O contexto é claro que o povo tinha que ser ensinado sobre o que era o sábado.

O sábado é expandido mais tarde em Êxodo 20:8-11 como um dos Dez Mandamentos. Lá, eles foram instruídos a lembrar do sábado. Alguns têm sugerido que isso se refere ao estabelecimento na criação. Outros, que isso se refere ao episódio do maná. Uma e outra tradução é permitida no texto. Observe que os que são obrigados a descansar incluem "o estrangeiro dentro de suas portas", um grupo diferente do "estrangeiro que peregrina entre vós" em Levíticos 17 a 18. Este comando não foi para qualquer um como uma ordenança da criação pode indicar (veja comentários sobre Atos 15).

Finalmente, no verso 11 é dito: "Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou". 

Agora outra vez, uma olhada rápida parece indicar que era uma ordenança da criação que havia sido estabelecido na criação. E o texto definitivamente permite isso. Mas ele permite também a outra noção que desde que Deus é o Criador, você deve adorá-Lo como tal. Sua benção e santificação do sétimo dia na criação é agora, desde a instrução do maná, chamado de sábado. O sábado é parte da instituição que veio depois do episódio do maná. Deus tem o direito de exigir isto de Seus seguidores porque eles são seres criados por Ele. 

Outra vez, duas interpretações possíveis são permitidas aqui: uma ordenança na criação ou um estabelecimento posterior pelo mesmo Criador no incidente do maná.

Desde que tanto a ordenança do sábado na criação ou a ordenança posterior honra o texto, eu precisava estudar mais para ver se o contexto do Velho Testamento dá alguma dica sobre qual é a correta. 

O que me impressionou foi a clareza de outros textos deste assunto. Eles declaram exatamente qual a maneira de interpretar estes textos. Não há razão para confusão. Uma coisa eu encontrei em meus estudos, em assuntos importantes, Deus fornece sempre ao menos três ou mais passagens para que possamos nos certificar que não estamos fora do caminho.[1] Ele não nos deixa supor que temos que ser super-inteligentes ou com dom especial para compreender o que realmente é importante. Um texto que trouxe esclarecimento se o sábado era uma ordenança da criação para toda a humanidade ou uma lei específica para Israel, foi Êxodo 31:12-18.

“Disse mais o Senhor a Moisés: Falarás também AOS FILHOS DE ISRAEL, dizendo: Certamente guardareis os Meus sábados; porquanto isso é um SINAL ENTRE MIM E VÓS PELAS VOSSAS GERAÇÕES; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque SANTO É PARA VÓS; aquele que o profanar certamente será morto... Guardarão, pois, o sábado OS FILHOS DE ISRAEL, celebrando-o nas SUAS gerações como concerto perpétuo. ENTRE MIM E OS FILHOS DE ISRAEL será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus."[2]

Note quão claro isto é. O sábado era entre Deus e Israel e foi colocado na tábua do concerto com essa relação em mente. Deuteronômio 5:2,3 fala a mesma coisa.

“O Senhor nosso Deus fez um concerto conosco em Horebe. NÃO COM NOSSOS PAIS FEZ O SENHOR ESSE CONCERTO, MAS CONOSCO, sim, com todos nós que hoje estamos aqui vivos”.

O texto é sobre reiterar os Dez Mandamentos, incluindo o quarto, mas desta vez a razão para guardar o sábado é porque Deus os livrou dos egípcios. Claramente, uma referência a Israel apenas, que não foi estabelecida antes do êxodo, mas era um sinal do repouso proporcionado por esse evento. Neemias 9:13 diz:

“Desceste sobre o monte Sinai, do céu falaste com eles, e lhes deste juízos retos e leis verdadeiras, bons estatutos e mandamentos; O TEU SANTO SÁBADO LHES FIZESTE CONHECER; e lhes ordenaste mandamentos e estatutos e uma lei, por intermédio de teu servo Moisés”.

Ezequiel 20:10-12 diz:

“Assim os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto. E dei-lhes os Meus estatutos, e lhes mostrei as MINHAS ORDENANÇAS, pelas quais o homem viverá, se as cumprir. Demais, LHES dei também os Meus sábados, para servirem de SINAL ENTRE MIM E ELES; a fim de que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica”.

Estas passagens deixaram claro para mim quando o sábado foi estabelecido. O sábado foi posto no coração do concerto com Israel e devia ser entre eles e Deus. Não foi uma ordenança da criação obrigatória a todos os povos para sempre. Isto outra vez estava de acordo com o que eu tinha aprendido no Novo Testamento. A mensagem inteira da Bíblia encaixa-se completamente. O sábado foi um dia estabelecido por Deus como um concerto entre Ele e Israel. Jesus veio cumprir a lei e ser nosso sábado. Os cristãos descansam na obra terminada de Cristo, semelhante ao descanso do sábado.[3] Como filhos de Abraão, os cristãos são justificados pela fé como Abraão foi, antes da lei ou da circuncisão. O quadro bíblico inteiro está em acordo do começo ao fim. 

Agora que a mensagem da Bíblia sobre o sábado foi estudada e o ensino esclarecido em minha mente, havia alguns pontos que pareciam contradizer este tema consistente.

Próximo Capítulo do Estudo Pessoal Sobre o Sábado:



Notas:

[1] Essa é uma razão pela qual a doutrina adventista do Juízo Investigativo é tão instável na minha opinião. Ela está baseada em um texto que vem de uma passagem obscura da literatura apocalíptica. Ela é complicada pelo fato que o contexto imediato não parece falar sobre um assunto celestial, mas terrestre. Ela está conectada a outras passagens por laços lingüísticos ainda mais fracos e ignora a real construção literária da imagem sacrificial da manhã e da noite dentro do texto. A fim fazer o poder do chifre se encaixar no cenário adventista, faz este chifre crescer de um dos ventos, ao invés dos chifres do império grego, onde ele logicamente se encaixa. A conexão óbvia a Antioco Epifânio é ignorada. Basear uma doutrina inteira forçadamente é altamente suspeito. Não há nenhum estudioso bíblico fora do adventismo que concorda com a interpretação da IASD. Isto deve levantar uma suspeita para quem faz tantas reivindicações dogmáticas. Basicamente, a posição de IASD tem um texto fraco e E.G.White para sustentar sua posição. Isso não soa como a Bíblia e a Bíblia somente, para mim.

[2] Veja 11 Cor. 3:6-9, e Heb. 8:13

[3] Existem três escolas de pensamento com respeito ao sábado. Há um grupo pequeno, que inclui a IASD que ensina que o sábado continua no Novo Testamento. Um segundo grupo ensina a teologia da transferência e afirma que o mandamento do sábado do sábado ainda é obrigatório, mas a santidade do dia foi transferida do sábado para o domingo (este veio muito depois no desenvolvimento da igreja cristã. Os primeiros cristãos não ensinavam nenhum destes dois conceitos). Finalmente, há um grupo maior de cristãos que ensinam que Jesus cumpriu o sábado e a lei. Ele é o nosso descanso sabático.

Saiba mais em:


Visite também nossa página sobre: O Sábado e Os Dez Mandamentos. Para compreender como funcionam os Concertos acesse nosso estudo: As Alianças, ou nossa página sobre Os Concertos.


Texto Original: Greg Taylor
Adaptação e Notas Adicionais: Hélio S. Júnior

Um comentário:

  1. Olá meus irmãos em Cristo
    Eu tenho uma informações muito importante para nós.
    Eu fiz um homepage com um tema muito importante.
    Eu tenho a esperança, que voces conheção o valor da mensagem.

    www.luzdosabado.jimdo.com

    nosso Deus YAHWEH Abençoe a todos voces
    Markus

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.