A Lei e o Cristão


Qual o papel da Lei de Moisés para o Cristão?

Você escreveu que "não existe justificativa para que você, ao considerar que ninguém tem condições de cumprir toda a lei para alcançar a estatura do SENHOR JESUS CRISTO, estimule as pessoas a não buscar praticar a lei de DEUS". Sim, existe justificativa e ela é ensinada depois da morte e ressurreição de Jesus na doutrina dos apóstolos.

Além disso é importante saber o que você considera como “estímulo”. Para o israelita, o estímulo para cumprir a Lei estava em evitar a pena, por um lado, e receber a bênção, por outro. Nos dois casos o estímulo apela para o egoísmo humano: seguir a Deus para não ser condenado ou para ser abençoado.

Porém não é isso o que move o cristão a fazer a vontade do Pai, mas sim a gratidão de ter sido salvo. Ele não precisa temer a condenação, pois ela já foi resolvida por Jesus na cruz. Deus seria injusto se condenasse alguém cuja pena Jesus já pagou. E o cristão não precisa obedecer para ganhar bênçãos, pois ele já foi abençoado por todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Ef 1).

O verdadeiro estímulo de uma pessoa realmente convertida é gratidão, o constrangimento de obedecer a Deus não para evitar o castigo ou ganhar o prêmio, mas pelo que Ele é e pelo que Ele fez.

Vamos considerar alguns aspectos da Lei dada no Antigo Testamento (prepare-se para conferir uma porção de passagens - clique no link para abrir em outra janela a Bíblia Online em http://www.bibliaonline.com.br/ ):

1. A Lei completa não são apenas os 10 mandamentos, mas todos os mandamentos cerimoniais encontrados nos capítulos 20 a 31 de Êxodo, em Levítico e Deuteronômio. Os 10 mandamentos mostram apenas sua essência. Nenhum cristão hoje vai a Jerusalém adorar, e esta era uma exigência da lei, de adorar no lugar que Deus escolheria para o Seu povo depois, ou seja, Jerusalém.

2. A Lei não foi dada como meio de salvação, portanto ninguém pode ser justificado pela prática da Lei. At 13:39; Rm 3:20; Gl 2:16, 21; 3:11.

3. A função da Lei era a de revelar o pecado. Ao se ver pecador e incapaz de cumprir a lei, o homem devia apelar para a graça e misericórdia de Deus. Rm 3:20; 5:20; 7:7; 1 Co 15:56; Gl 3:19.

4. Deus deu a Lei a Israel como uma espécie de “balão de ensaio” para provar que toda a humanidade é pecadora, culpada e incapaz de atingir os padrões exigidos por Deus. Rm 3:19

5. A Lei só condena, e a morte é a condenação. Gl 3:10

6. É impossível ao homem andar segundo a Lei, pois ao transgredir um mandamento ele se torna culpado de todos. Tg 2:10.

7. Aquele que crê em Jesus já não está sob a Lei, mas sob a graça, pois Jesus veio pagar a pena (a morte) no lugar do que nele crê para que este fique livre de pagar. Rm 6:14

8. A Lei serviu apenas de tutor ao homem para conduzi-lo a Cristo, porém quando já tem a Cristo ele não precisa mais desse tutor. Gl 3:24, 25

9. Embora o cristão não esteja sob a Lei do Antigo Testamento, ele está agora sob a lei de Cristo. (lembre-se que a Lei dizia para não matar ou adulterar, enquanto Jesus disse para nem mesmo pensar em matar ou adulterar). 1 Co 9:21

10. Ele se comporta para agradar a Deus não por medo do castigo, mas pela gratidão e pelo desejo de agradar seu Salvador. Seu padrão agora não são os Dez Mandamentos, mas a própria Pessoa de Cristo. Jo 13:15; 15:12; Ef 5:1-2; 1 Jo 2:6; 1 Jo 3:16

11. Você encontra no Novo Testamento nove dos dez mandamentos apresentados como preceitos morais para serem imitados, e não como lei, ou seja, não há uma pena de morte para o seu descumprimento como era o caso na Lei de Moisés. Neste sentido, toda a Escritura é proveitosa para o cristão, para seu ensino, admoestação etc. (2 Tm 3:16), nunca como lei. O único mandamento que não aparece no Novo Testamento é o da guarda do sábado. Na doutrina dos apóstolos o cristão nunca é ensinado a guardar o sábado.

12. A Lei continua valendo na sua finalidade de revelar que o homem é pecador, mas isso para o incrédulo, e não para o crente: “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores... mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. 1 Tm 1:8, 9; 1 Co 6:11

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Rom 8:1-4

Por Mario Persona

Fonte: Respondi

4 comentários:

  1. Este conceito abaixo citado, é muito badalado entre os ASD, e é falso, veja porque:

    "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo é um resumo dos dez mandamentos?".

    Dizem que Amar Deus sobre todas as coisas(São os quatro primeiros mandamentos) e ao próximo como a ti mesmo(São os últimos seis mandamentos).

    Será esta afirmação verdadeira?

    Digo que é falsa, veja porque:

    Peço-lhes! Não se ofendam com meu comentário.
    O diálogo tem o intuito de edificar!

    Perguntas:

    Algum dos dez mandamentos manda socorrer o órfão e a víúva nas suas necessidades?

    Algum dos dez mandamentos manda socorrer um ferido na beira da estrada?

    Algum dos dez mandamentos diz para perdoar?

    Algum dos dez mandamentos diz para ser tolerante?

    Algum dos dez mandamentos diz para ser misericordioso e bondoso ajudando as pessoas nas suas necessidades?

    Algum dos dez mandamentos diz para termos compaixão de Nosso Próximo?

    Todas estas atitudes acima citadas tratam de amor, contudo os dez mandamentos não as ensinam! Estão em outras partes de leis da bíblia..

    Entendam:

    Os dez mandamentos citam regras para não prejudicar ao seu próximo, mas não para ajudá-lo, socorrê-lo e amá-lo! e etc, não é mesmo?

    Veja bem

    1 - Não terás..
    2 - Não farás..
    3 - Não dirás...
    4 - Não trabalhe no sétimo dia...( e dar descanso ao empregado é obrigação)

    5 - Respeite o seu pai e a sua mãe -(Obrigação)
    6 - Não mate.(Obrigação)
    7 - Não cometa adultério -(Obrigação)
    8 - Não roube -(Obrigação)
    9 - Não dê testemunho falso - (Obrigação)
    10 -Não cobice...(Obrigação)


    Como mostra na parábola do Bom Samaritano os guardadores dos dez mandamentos passando de largo? Não socorrendo? Não ajudando? Não amando?

    Os dez mandamentos não falam de amor, não pedem que exerçamos amor, mas que cumpramos as obrigações citadas, que aliás são obrigações e não atos espontâneos de manifestação de amor.

    Paulo diz que o cumprimento da lei é o amor! Então não pode estar falando só da LEI dos dez mandamentos.. Não é mesmo? A Lei do amor é muito mais abrangente!

    Cordialmente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai amado irmão Francisco!

      Muito Bom! Esse seu comentário dá um belo post!

      "A Lei do amor é muito mais abrangente!"

      Com certeza!

      Tenho algo parecido com o que o senhor escreveu aqui:

      Liberdade Sem Anarquia? Você sabe por que os santos pré-Sinai não precisavam de um código escrito para mantê-los na linha? Jesus responde a essa pergunta na parábola do Bom Samaritano.

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
    2. Obrigado pela indicação e realmente é similar!

      Excluir
  2. Muitos acham que os dez mandamentos abrangem toda moralidade, o que não é verdade, vejam:

    Muitos se apegam aos dez mandamentos e pensam que amam seu próximo e que são os santos de Apoc 14:12, 12:17 e I Jo 2:4 e etc, esquecendo-se que como o LEVITA E O SACERDOTE(Guadadores dos DEZ MANDAMENTOS), que deixaram de lado o assaltado e ferido a beira da estrada, guardavam muito bem os dez mandamentos. Jesus na parábola do BOM SAMARITANO, deixou claro que guardar os dez mandamentos não é sinônimo de amar ao próximo como a ti mesmo.

    Muitos que se vangloriam de guardar os dez mandamentos, tem muitas destas características, abaixo:

    PROSTITUIÇÃO, IMPUREZA, LASCÍVIA, IDOLATRIA, FEITIÇARIA, INIMIZADES, PORFIAS, CIÚMES, IRAS, DISCÓRDIAS, DISSENÇÕES, FACÇÕES, INVEJAS, BEBEDICES, GLUTONARIAS -(quase tudo isto não é lembrado nos dez mandamentos, EXCETO IDOLATRIA e prostituição);

    Muitos dos que se vangloriam de guardar os dez mandamentos, não tem no seu caráter os frutos do Espírito, ou seja:

    AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE,MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO,PERDÃO, GRATIDÃO E ETC, pois muitos legalistas, só vêem os dez mandamentos e se esquecem que estes traços de personalidade não são estabelecidos no caráter, pela lei, mas pelo Espírito de Deus.

    Então os DEZ MANDAMENTOS NÃO ABSORVEM TODOS ESTES princípios de amoralidade ou moralidade ACIMA CITADOS.

    Os dez mandamentos não tem toda esta abrangência e não absorvem todas estas características acima citadas; aí acontece de fazer dos dez mandamentos aquilo que eles não são e também querer dizer que eles ensinam coisas que eles não ensinam.

    Há uma exacerbação em querer colocar nos dez mandamentos todos os princípios de moralidade; sendo isto um engano.

    Os dez mandamentos citam regras para não prejudicar ao próximo, mas não para amá-lo, socorrê-lo, sendo justo, bondoso, perdoador, grato, compassivo e misericordioso; ou seja, os atos espontâneos de amor, que são os frutos do Espírito Santo, que são adquiridos por pessoas que aceitam a direção do Espírito de Deus - (AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE,MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO,PERDÃO, GRATIDÃO E ETC)

    Tudo muito explicado em gálatas 5.

    Cordialmente,

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.