Os Dez Mandamentos

Estudos sobre a IASD e os Dez Mandamentos. 

Sim, somos salvos pela graça e não por guardar a lei de Deus. Se somos salvos pela graça, para que serve a Lei?

A Lei de Deus foi abolida? Podemos então matar, mentir e roubar? Evangélicos só guardam Nove dos Dez Mandamentos? Porque eles não guardam o quarto mandamento da Lei de Deus? Os mandamentos de Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12 se referem aos Dez Mandamentos?

Quem são "os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo"? Isso significa: Mandamentos + Graça = Salvação? Anulamos, a Lei pela fé?

Abaixo você encontrará vários artigos e estudos sobre essas e outras importantes questões.


Nove dos Dez. Escolhendo os Mandamentos: O Sábado do Sétimo Dia, a Lei Mosaica, e a Inconsistência Evangélica. Por Scott Klusendorf

Adventistas admitem erro na interpretação da Lei Prof. Paulo Cristiano. Presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, professor de religiões, escritor e vice-presidente do CACP - Centro Apologético Cristão de Pesquisas.

Abaixo mais artigos....

Do que a Bíblia chama os 10 mandamentos gravados em placas de pedra pelo dedo de Deus?

Para facilitar, digite a palavra "dez mandamentos", no buscador desta bíblia on-line, talvez o irmão se surpreenda com o resultado.

E então irmão, o que a Bíblia disse?

"Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos." Êxodo 34:28

"Ele lhes anunciou a sua aliança, os Dez Mandamentos. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem." Deuteronômio 4:13

E então amado irmão, do que a Bíblia chama os Dez Mandamentos gravado em tabuas de pedra?

Visto que os Dez Mandamentos e a Antiga Aliança são indissociáveis, a Bíblia pode realmente fazer as seguintes declarações: os Dez Mandamentos são a Antiga Aliança, cujo mediador foi Moisés e não Cristo. Agora você já sabe porque se chamavam "tabuas da aliança, arca da aliança, etc.

A IASD E O DECÁLOGO

Nem um dos termos "lei cerimonial" ou "lei moral", são encontrados nas Escrituras. Embora a questão não esteja no termo em si, mas no ensino. Nem Cristo, nem os Apóstolos, ou os judeus nunca ensinaram isso. A Torá (Lei) é uma só Lei.

"A chamada "lei moral" existe independente da existência do pacto mosaico dos 10 mandamentos." 

Equivocadamente, Adventistas dividem a Antiga Aliança em Lei Moral e Cerimonial. Lei de Deus e Lei de Moisés. Essa interpretação tem por objetivo amparar de alguma forma a doutrina sabatista. É um pressuposto necessário, para sustentar o ensino Adventista de que a observância do sábado judaico é ainda obrigatória para os cristãos.

A Bíblia ensina que o regime da Lei (Antiga Aliança, Lei de Moisés) chegou ao fim com Cristo (inclui-se o sinal da aliança mosaica: o Sábado). Cristãos não estão debaixo da Lei Mosaica (contundo não estão sem Lei para com Deus), mas debaixo de uma Nova Aliança, com novos sinais.

Você Sabia? O Sinal da Antiga Aliança era a observância do Sábado. Lembra-te do Sábado. O sinal da Nova Aliança é a Ceia do Senhor/ Ceia Dominical. Lembra-te de Cristo.
Na Antiga Aliança o Sinal de entrada era a circuncisão, e o Sinal repetitivo que mostrava que a pessoa estava debaixo da antiga aliança era o Sábado. Na Nova Aliança o sinal de entrada é o Batismo, e o Sinal repetitivo que mostra que a pessoa esta debaixo da nova aliança é a Comunhão/Ceia do Senhor.
Para Refletir: Não guardar o sinal de uma aliança que não foi feita comigo é pecado? Por exemplo, a Ceia do Senhor é celebrada por um acontecimento passado (a morte do Senhor), mas aponta para um evento futuro (a Sua vinda). Quando o Senhor vier não precisaremos mais celebrar a Ceia, Certo? Isso significa que porque deixaremos de guardar esse mandamento o Senhor terá deixado de ser nosso redentor? O mesmo acontece com o sinal da antiga aliança, um evento passado (descanso na criação, e libertação do Egito) apontava para um evento futuro, (Nova Criação, entramos no Descanso de Deus pela fé e fomos libertos da escravidão do pecado)? Se não guardamos o Sábado isso significa que deixaremos de acreditar que Deus é o Criador?

Dessa forma, para que a guarda do Sábado continue em vigor na Nova Aliança é necessário inventar que haja uma teoria de duas leis dadas no Sinai; uma lei moral, e outra cerimonial. Os Dez Mandamentos (Moral) e a Lei de Moisés (Cerimonial). O pioneiro Adventista Urian Smith concorda que essa é uma questão vital para sustentar a observância do Sábado.

“Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés".” Atos 15:5 

Judeu-Cristãos continuaram guardando toda a Lei, mas e os Cristãos Gentios, deviam guardar o sinal da Aliança Abraâmica (Circuncisão) e o sinal da Aliança Mosaica (Sábado) ambos os pactos cumpridos por Cristo?

  • Os Fariseus que creram em Cristo estão certos em ensinar aos Gentios a guardarem o sinal dessas Alianças?(Veja a resposta em Gl 4:10)
  • Os Gentios devem ser julgados por não guardarem o Sinal da Aliança Mosaica? (Veja a resposta em Cl 2:16-17)
  • Como Gentios e Judeus Cristãos cujas vidas pertencem ao Senhor devem tratar uns aos outros em relação aos dias santos? (Veja a resposta em Rm 14:5-6)

Infelizmente, essa falsa teoria da lei foi ensinada por algumas outras igrejas protestantes (mesmo que de modo diferente) o que os levou a cometer este triste erro. Portanto, o erro a respeito do sábado provem da sua equivocada compreensão da "Torá" (Lei, Antiga Aliança).

No Monte Sinai Deus deu os 613 mandamentos para o povo judeu. Os Dez Mandamentos são mandamentos gerais e abrangentes que incorporam os outros 603 mandamentos da Torá dentro deles. Nesses dez se pode encontrar a raiz de todos os outros mandamentos. Os Dez Mandamentos são suas categorias principais. O outros 603 são sub-categorias.

Por favor, examine os argumentos de forma justa, mesmo que não concorde plenamente com minha posição.

ARTIGOS SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS

Os Dez Mandamentos no Antigo e Novo Testamento por The Loud Cry

Quais são os Mandamentos de Deus? Os Adventistas ensinam que os "mandamentos de Deus" em Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12 se referem aos Dez Mandamentos. O que a Bíblia diz?


Os Dez Mandamentos são Imutáveis? O argumento de que Deus não muda, logo, os Dez Mandamentos não podem mudar, é um teorema válido?

A Lei de Moisés versus a Lei do Espírito por Mike Vinson

Justiça além da Lei por Dale Ratzlaff. (Bom) Muitas pessoas ao ouvirem que a Velha Aliança (Decálogo) não é mais obrigatória aos cristãos parecem ter dúvidas em encontrar uma base moral. Este artigo irá lhe ajudar. Righteousness Beyond the Law Download Pdf em Inglês.

Liberdade Sem Anarquia? Você sabe por que os santos pré-Sinai não precisavam de um código escrito para mantê-los na linha? Jesus responde a essa pergunta na parábola do Bom Samaritano.

Os Dez Mandamentos e o Cristão por C. H. Brown. O presente estudo tem o propósito de considerar o assunto dos dez mandamentos e sua aplicação moral para o cristão. Dos dez mandamentos, oito são negativos e dois positivos; nove de caráter moral e um cerimonial. A natureza de Deus é imutável e, como conseqüência, vemos que os nove mandamentos que são essencialmente de caráter moral têm seu correspondente no cristianismo. Vamos procurar identificá-los.

Mateus 5:17-18 -O que o Senhor Jesus quis dizer quando disse que veio "CUMPRIR" a Lei e os Profetas"? Qual o significado de "sem que tudo seja cumprido"?

Mateus 5:17-19: O frágil argumento de sustentação do Sabatismo Adventista. "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar,[...]. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei,[...]" Adventistas leem assim essa passagem. Você percebe que palavra está faltando nela? Leia Mateus 5:17-18

E Quanto aos Dez Mandamentos?

Clique no Decálogo
para ir ao estudo.
Qual é o papel da Lei na vida cristã? São os 10 Mandamentos ainda obrigatórios para os crentes em Jesus Cristo? É o Decálogo ainda a regra suprema da vida para os cristãos? Clique na figura do Decálogo abaixo e descubra.

Os Mandamentos de Deus é um trecho do capítulo 25 do livro Sabbath in Christ por Dale Ratzlaff, no qual ele aborda a alegação Adventista de que é a igreja remanescente, porque é a única denominação que "guardam os mandamentos de Deus (leia Decálogo)" (NVI) baseando-se em Apocalipse12:17 e Apocalipse 14:12.

Os Dez Mandamentos: Lei eterna de Deus? O que significa dizer que a Lei foi escrita pelo dedo de Deus? Ela se aplica aos cristãos?

A Lei de Deus foi abolida? Jesus veio para pôr um fim na Lei de Moisés? Mateus 5:17-18

"Os Dez Mandamentos Duas Vezes Removidos" 
Uma Análise do livro escrito por Danny Shelton & Shelley Quinn

Reflexões sobre o Livro de Tiago O que é a "lei real" (Tiago 2:8) e "a lei perfeita, a lei da liberdade" (Tiago 1:25; 2:12)? (Muito Bom)

Lei: Notas Scofield

Como os cristãos devem encarar Moisés Sermão de Martin Lutero 27 de agosto de 1525 (Editado)

Como os cristãos devem encarar Moisés Sermão de Martin Lutero 27 de agosto de 1525 (Completo)

My studies on the 10 Commandments

An unchanging God = eternal 10 Commandments?

So you believe it's ok to steal? Commit adultery? Murder???

The Bible tells us our minds are made dull when we focus on the 10 Commandments!

But Paul, that's not very nice!

Frequently Asked Questions regarding the 10 Commandments

My questions for Adventists regarding the 10 Commandments

THE TORAH AND THE TEN COMMANDMENTS

The Ten Commandments in the Old and New Covenants

What is the purpose of the 10 Commandments?

The 20 Fundamental Beliefs of Jesus Christ (Muito Bom)

The Ten Commandments are the Old Covenant

The Ten Commandments cannot Condemn Christians

The “Law of Christ” is Greater than the Ten Commandments

The Law of Christ Written in our Hearts

I will write my laws in their heart

Love Written in the Heart

Christ Fulfilled the Law

Martin Luther’s Commentary on Galatians

Martin Luther -v- Ellen White

Enemies of God’s Law

Difficult Bible Texts for Seventh-day Adventists

Reformation Theology: 12 Points of Legalism

Has God set up Evangelicals for a fall after the Sunday Law?

Abandoning Old Covenant Theology

Commandments of God

"LAW" IN THE BIBLE por Russell Earl Kelly, PHD

Married to a Memory - Galatians

The Transfiguration of Jesus

Watch That Pendulum!

Law and Grace

El adventismo tradicional y la ley

Los cristianos no están sujetos al Decálogo

La justicia más allá de la ley

La divisoria continental de la interpretación bíblica

Mal matrimonio/buen matrimonio

Mitos sobre los Diez Mandamientos

¿Quién tiene los planos originales?

¡Hay sólo una ley en el Antiguo Testamento, no dos!

Why We Are Not Bound by Everything in the Old Law

What is the relationship of law to grace? - This is a most important article on understanding the differences of law and grace and what our relationship and obligations are.

Antigo e Novo Pacto - John Mann
Duas Leis?

The Law or Christ, who is our righteousness?

The Flawed arguments of law keepers

Law and Grace - Describing the differences between Law and Grace and how each functions today for the believer.

Which Law to keep? - Is there a difference between the law of Moses and the Tablets and  the law of Christ.

The Ark and the 10 commandments - How do the commandments relate to our living today.

The Old or the New covenant - Which covenant are we to live by today and does some of the law continue?

What is the greatest Commandment? - Is the Sabbath the crown of the commandments? Is it God's greatest commandment? What does the bible say?

What is Sin? - Definitions in light of the bible and law keepers.

The Law for the Righteous? - Who is the law for today, Christians or the unbelievers?

The Purpose of the Law - The internal requirements for the law.

Can the Law help us overcome Sin - Should we keep the Law today and what benefit do we derive from it, does it give us power or holiness.

Do not think that I came to destroy the Law - Mt.5:17-19 does not mean the law continues.

Why the Law Was Given

Christ Redeemed Us from the Curse of the Law

Hagar and Slavery Vs. Sarah and Freedom

Dead to the Law, Serving in the Spirit, Part 1

The Law Does Not Annul the Promise

If You Want to Love, You Must Die to the Law

Imperfect Love Fulfills the Law and Pleases the Perfection-Demanding God

Love is a Fulfilling of the Law, Part 1

Just Who Did Change The Ten Commandments?

Explanation of the Ten Commandments

VAIKEA  TEOLOGINEN ONGELMA Dr. Desmond Ford

Apostolski Sabor - Dela 15

Dekalog i Logos

Podele Dekaloga

Podela starozavetnog zakona

Biblija - Matej 5:17-19

Judaizam o Zakonu

СТАРИ И НОВИ ЗАВЕТ

DECÁLOGO: LEI PERFEITA E PARA TODOS OS POVOS?

O ADVENTISMO E A LEI John Mann

A observância dos mandamentos de Deus, Sua Necessidade e Possibilidade

Stone vs. Spirit

Are God's Law and Moses' Law Two Different Laws?

The Torah and The Ten Commandments

What Is Sin?

Jesus fulfilled the Law & the Prophets
----------------------------------------------------------------
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 13 - Acts 21-28
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 12 - Acts 11-20
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 11 - Acts 1-10
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 10 - John 15-21
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 9 - John 8-14
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 8 - John 1-7
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 7 - Luke 17-24
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 6 - Luke 9-16
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 5 - Luke 1-8
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 4 - Mark 9-16
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 3 - Mark 1-8
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 2 - Matt. 16-28
Jesus fulfilled the Law & the Prophets - Part 1 - Matt. 1-15
-----------------------------------------------------------------

Outros assuntos:
Psalms 89:34

Artigos CACP:




O que a Bíblia diz ser o Decálogo?

Resposta: Dez Mandamentos (Tábuas da Aliança) = Antiga Aliança

"Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da ALIANÇA: OS DEZ MANDAMENTOS." Êxodo 34:28
"Ele lhes anunciou a sua ALIANÇA,  OS DEZ MANDAMENTOS. E escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem." Deuteronômio 4:13

O que a Bíblia diz que aconteceu com a Antiga Aliança gravada em tábuas de pedras (o Decálogo)?

Resposta: Substituída pela Nova Aliança. A Nova Aliança é diferente da Antiga.

"O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?" 2 Coríntios 3:7-8
"Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido. De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações. Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade." 2 Coríntios 3:14-17


Onde está escrito?

Onde está escrito na Bíblia que a Lei Moral são os 10 Mandamentos e as Leis Cerimoniais o Livro da Lei escrito por Moisés?

É possível que embora haja mandamentos morais e cerimoniais a Lei seja uma só? O que a Bíblia diz sobre o assunto?

Antinomismo é uma doutrina abominável, subversiva do evangelho; mesmo assim adventistas chamam antinomianos todos aqueles que não concordam com eles sobre o que é a lei de Deus.

Eu acredito na obediência à Lei de Deus (por favor, não leia decálogo), no cumprimento dos mandamentos de Deus, e na necessidade de boas obras, tão forte como ASD fazem. Lutero se opôs veementemente ao Antinomianismo e ainda sim ensinou a abolição da lei mosaica. É injusto adventistas chamarem de antinomianos pessoas que abominam essa doutrina.

Fato: "LEI" envolve a Lei Mosaica como um todo, moral, cerimonial e civil.

"O termo, "a Lei", quando usado com o artigo definido e sem palavras de qualificação, refere-se "em nove de cada dez casos, a lei mosaica, ou ao Pentateuco." Smith's Bible Dictionary, article Law

A maioria dos adventistas usa o termo, "a Lei", para os Dez Mandamentos somente.

Exemplos: "A Lei" Mateus 5:17, "a Lei do Senhor", Sl. 19:7; "a Lei de Deus", Rom. 7:22.

Este é o seu erro fundamental sobre a lei.

A "Lei" inclui todo o sistema de leis dado aos judeus no Sinai, abrangendo todos os requisitos, seja moral, civil ou cerimonial, decálogo, tudo.

Olhe para o termo "Lei", em uma concordância, ou em qualquer léxico, dicionário ou Enciclopédia. "A Lei" geralmente incluía a totalidade dos cinco livros de Moisés.

Ter em mente este fato simples, sempre que você encontrar o termo "a Lei", resolverá muitos problemas com argumentos sabatistas sobre "a Lei".


Alguns exemplos do uso do termo "Lei".


  • 1 Coríntios. 14:34. As mulheres "estejam sujeitas, como também ordena a lei." Onde é que a lei diz isso? Gênesis 3:16. Então Gênesis está na Lei.
  • "Se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7". Onde? Êxodo 20:17. Então Êxodo está na Lei.
  • "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Isto está em Levítico, 19:18. Então Levítico é uma parte da Lei.
  • "Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?" Mateus 12:5. A partir de Números. 28:9. Então Números está na Lei .
  • "Mestre, qual é o grande mandamento na lei?" Mateus 22:36. Jesus, então, faz duas citações da lei; a primeira, "Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração". Retirado de Deuteronômio 6:5. Então Deuteronômio está na lei . 

Estes, então, abraçam todos os cinco livros de Moisés como "a Lei." Observe um pouco onde Lei é falado e em breve você vai ver que ele se refere indistintamente a todos e cada um dos livros de Moisés como "a Lei".

Ficou claro que qualquer verso em qualquer um desses livros é citado como "a Lei", porque é uma parte da Lei. Os dez mandamentos são citados como a lei, porque eles também são uma parte da lei.

Repetindo, "a Lei "abrange todas as partes da Lei, morais, civis ou cerimoniais.

Observe que ela é sempre chamada simplesmente de Lei.

"Gamaliel, doutor da lei" Atos 5:34. De qual lei? Ele era simplesmente um doutor de alguma parte da lei, como os preceitos morais, ou civil, ou cerimonial? Todo homem inteligente sabe que "a lei", de que ele era doutor ou professor, era todo o Pentateuco, incluído o decálogo. A lei, então, é toda a lei judaica, em toda a sua parte. Este ponto, claramente estabelecido, ajudará adventistas a ver o quão equivocado é o argumento Adventista do Sétimo Dia das duas leis para encaixar a guarda do Sábado no Novo Testamento.


No entanto, só porque a Lei não é um caminho para a salvação não extingue a sua finalidade santificante como um guia ético de conduta cristã. Em Romanos 7:12, o apóstolo Paulo afirma que a lei é santa, justa e boa como o próprio Deus é. No sentido mais verdadeiro, todas as exortações nas Escrituras são uma forma de lei . Visto que a Bíblia é a voz de Deus falando a nós, o Espírito que habita sempre permite,  exalta, exalta e promove a escrita e revelada vontade de Deus para nossas vidas.

Obviamente, nem todas as 613 leis da Torá têm a mesma importância propósito, e peso. Leis éticas ou morais são aquelas em vigor 24/7 (cada nanosegundo), que transcendem convênios e prazos, e não os meramente em vigor uma vez na vida, ano, estação, mês ou semana . Desde o cristão foi dado e muito perdoada, não há absolutamente nada para não gostar ou apreciar sobre os padrões justos de Deus como obrigatórios repetidamente ao longo de toda a Bíblia. Vamos exclamar, como Davi, amar, meditar e deliciar-se com os preceitos divinos de Deus todo o dia. . "Tua palavra lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho" (Sl 119:105)


Saiba Mais em:

Em Cristo, nossa Esperança.

Hélio S. Júnior

3 comentários:

  1. Amigo, referente ao artigo Nove dos Dez... percebo que o argumento é interessante até um certo ponto, porém entendo que não fecha com a totalidade das Escrituras, mesmo o NT.

    1. O argumento do silencio referente ao fato do sabado instituido na criação é muito pobre. Temos vasta literatura evangelica que trata dessa questão não invalidando o sabado, mas transferindo-o para o domingo.

    2. O argumento da descontinuidade é construído preferencialmente nos escritos paulinos. Gostaria de ver uma construção assim nos escritos de João e Tiago. A mesma coisa gostaria de ver no que diz respeito a uma "separação" entre lei de Deus e lei de Cristo.

    3. Na promessa da nova aliança está o fato de que Deus por meio de Seu Espírito iria imprimir Suas leis no coração do povo. O autor de hebreus cita o profeta Jeremias para isso. Fica difícil argumentar dizendo que essa Lei impressa no coração é uma outra que não a de sempre revelada nas Escrituras.

    Grata

    Nalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nalva, Hebreus 8.8-12 é uma citação de Jeremias 31.31-34, que compara a nova aliança com a antiga. A antiga aliança era a aliança da lei entre Deus e Israel. O novo e o melhor caminho é a aliança da graça - a oferta de Cristo para perdoar os nossos pecados e nos levar a Deus através de sua morte sacrifical. Esta aliança é nova em extensão - vai além de Israel e Judá para incluir todas as nações gentílicas. É nova na aplicação porque está escrita em nosso coração e em nossa mente. Oferece um novo caminho para o perdão, não através de sacrifício animal, mas através da fé.Se o nosso coração não estiver mudado, seguir as regras de Deus será algo desagradável e difícil. Iremos nos rebelar quando nos for dito como devemos viver. O Espírito Santo, porém, nos dá uma nova vontade, ajudando-nos a desejar obedecer a Deus (ver Fp 2.12-13). Com um novo coração, consideramos que servir a Deus é a nossa maior alegria. Sob a nova aliança de Deus, a sua lei passa a estar dentro de nós. Não é mais um conjunto de exterior de regras e princípios. O Espírito Santo nos lembra das palavras de Cristo, ativa a nossa consciência, influencia os nossos motivos e desejos e nos faz querer obedecer. Agora fazer a vontade de Deus é algo que desejamos com todo o nosso coração e mente.

      Excluir
  2. Serva do senhor, você disse que fazer a vontade de Deus é algo que agora desejamos com nosso coração e mente. O texto bíblico do capítulo 8 de hebrus diz: v9- Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.
    v10- Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
    Bem, o que eu consigo entender é o seguinte: Deus não faria conosco um pacto igual ao feito no passado quando livrou isrrael do egito e aquele antigo pacto eram os dez mandamentos, pois é isto que o velho testamento diz quando começa a relatar os dez mandamentos, diz que Deus era quem os tinha livrado do Egito e lhes dá os dez mandamentos em seguida. Bem, como os dez mandamentos foram antes escritos em pedras e como escrito fora do coração, não foi amado como deveria e não foi cumprido pelos judeus, dessa forma o povo de Isarrael deixou de agradar à Deus no não cumprimento dos dez mandamentos. Mas agora, hoje, o Senhor faria um pacto diferente, escreveno as mesmas leis, os dez mandamentos, agora em nosso coração e mente para que pudessem ser entendidos, amados e, agora sim, obedecidos por nós fazendo com que o Senhor se torne de fato nosso Deus e nós, Seu povo.
    Por favor, me corrija se eu estuver errada e peço encarecidamente que me mostre outra explicação aceitável para meu entendimento deste texto bíblico.
    Obrigada pela oportunidade de tentar esclarecer meu entendimento da bíblia.

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.