São Protestantes os Adventistas?

"Herdeiros da Reforma"? Como  Martin Lutero, Calvino e os outros reformadores classificariam a Igreja Adventista do Sétimo Dia? Como conciliariam a doutrina cristã da justificação "somente pela Fé" com a doutrina adventista do Juízo Investigativo que adiciona a justificação pelas obras?

Como aceitariam coexistir  a doutrina cristã do "somente a Escritura" com os escritos de Ellen G. White, os quais adventistas consideram uma fonte inspirada, autorizada e de contínua verdade e instrução? 

A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que os vários grupos de protestantes serviram como precursores da verdade, divinamente instituídos para restaurar ponto por ponto o Evangelho da salvação, até chegar o tempo em que toda a verdade seria restaurada. Verdade presente, a qual encontra-se hoje somente em sua organização.

Será que Adventistas realmente prosseguiram com a Reforma Protestante ou ainda precisam urgentemente serem reformados? O artigo abaixo dará um breve parecer sobre essas importantes questões.

São Protestantes os Adventistas?

Por Richard Hayes, 
(Ex-Pastor Adventista do Sétimo Dia)

Em certa ocasião, um oficial da Conferência Geral disse a minha classe de Escola Sabatina que as controvérsias doutrinárias na Igreja Adventista do Sétimo Dia ocorrem porque os ministros Adventistas fazem estudos de grau em universidades protestantes.

Por sincero que tenha sido este cavalheiro em sua opinião, isto se parece muito a lhe jogar a culpa da dor do dente molar ao dentista cujo treinamento lhe permitiu localizar cáries.

A afirmação deste oficial dava a entender que há, ou deve ter, uma barreira de separação entre a Igreja Adventista e o Protestantismo. E dá lugar à questão de se os Adventistas são protestantes.

Qualquer um que tenha lido as críticas contra a Igreja Católica em "O Grande Conflito" pode ser induzido a achar que a Igreja Adventista é firmemente protestante. De fato, afirma-se desde os púlpitos Adventistas que à IASD se tem encomendado a tarefa de terminar a obra dos Reformadores do século dezesseis.

No entanto, o opor-se ao catolicismo não faz a ninguém necessariamente protestante; se assim fosse, os comunistas seriam protestantes. Também não se aderem aos princípios protestantes todas as igrejas que evoluíram da Reforma. O protestantismo dos reformadores se identificava por certas doutrinas distintivas, as mais importantes das quais eram:

  1. Justificação pela fé; 
  2. O sacerdócio de todos os crentes; e 
  3. A autoridade da Bíblia.

1) Justificação Pela Fé

Lutero chamava à justificação pela fé o resumo de toda a doutrina cristã sobre a qual a igreja se sustenta em pé ou cai. Não se pode renunciar a nada nem se pode transigir com nada neste artigo.[1]

Junto com os outros reformadores, Lutero ensinava que, quando achamos que, por amor a Jesus, nossos pecados são perdoados, recebemos o perdão dos pecados e somos justificados pela graça de Deus por meio da fé.[2]

A Declaração das Crenças Fundamentais Adventistas não trata o tema da justificação especificamente, mas afirma:

"A salvação é completamente por graça e não por obras, mas seu fruto é a obediência aos Mandamentos ... A obediência por fé demonstra o poder da fé para mudar as vidas ...".[3] 

Esta afirmação deve considerar-se no contexto do ensino Adventista do período de prova e do juízo investigativo. No Adventismo, o pecador arrependido vive num estado de prova até que seu caso seja levado a um juízo investigativo, que estabelecerá se a obra de sua vida demonstrou sua fé ou não.

Isto estabelece uma significativa diferença entre a doutrina da justificação dos reformadores e a do Adventismo. Os reformadores sustentavam que o pecador é justificado por graça, por meio da fé em Cristo, e Deus o declara justo no momento do arrependimento. As boas obras subsequentes são o fruto desta justificação, mas não têm mérito salvador. Como Paulo, os reformadores ensinavam que uma pessoa é justificada por meio da fé, à parte das obras da lei (Rom. 3:28).

A Igreja Adventista ensina que o pecador arrependido é justificado (declarado justo) num julgamento investigativo no qual a obediência à lei é uma necessária demonstração da própria fé.[4] A justificação do homem, pois, depende de uma justiça que deve se encontrar no homem, uma justiça da qual sua obediência é um necessário componente.

Ao fazer das obras de obediência um componente essencial da salvação, este ensino compromete a doutrina reformista de justificação só pela graça de Deus por meio da fé. Essa doutrina é semelhante à que a Igreja Católica ensinava em tempos da Reforma, e ainda ensina.[5]

A falta de ênfase, por parte do Adventismo, na justificação bíblica pela fé fica evidenciada pela escassez de livros Adventistas sobre essa jóia das Escrituras – a epístola de Paulo aos Romanos. Entre todos os livros dedicados à especulação apocalíptica e ao vegetarianismo, há poucas obras de autores Adventistas que tratam desta epístola, a mais grandiosa exposição bíblica de como o pecador é justificado diante de Deus; a fonte da qual Lutero e Calvino derivaram sua doutrina da justificação.

2) O Sacerdócio de Todos os Crentes

Os reformadores sustentavam que todos os membros da igreja estão em igual posição porque são irmãos e irmãs em Cristo. Cada um na igreja é parte de um real sacerdócio e está consagrado, qualquer que seja sua vocação, a ministrar às necessidades dos demais. Para pregar a Palavra, alguns são chamados à vocação do ministério, mas os ministros são servos da igreja, não seus amos.

Lutero fazia questão de que uma congregação local podia exercer seu direito a chamar e a despedir a um ministro.[6] A administração das congregações de Calvino, em Genebra, foi-lhe conferida a um consistório composto de seis ministros e doze leigos. No sistema de Calvino, delegavam-se grandes responsabilidades a estes leigos.[7] Com estas medidas, os reformadores procuravam aplicar sua doutrina do sacerdócio dos crentes.

Em geral, os Adventistas achavam que sua igreja é administrada de uma maneira representativa. Muitos se surpreenderam quando o presidente e um vice-presidente da Conferência Geral apresentaram ou autorizaram que se apresentassem, num tribunal federal, declarações juradas no sentido de que a igreja Adventista tem uma estrutura hierárquica na qual as decisões finais são tomadas pelos cabeças da organização.[8]

Estes oficiais de igreja e seus conselheiros legais reconheceram que a organização da igreja Adventista se parece mais de perto com sistema hierárquico romano que o de qualquer igreja protestante. Em realidade, a descrição da igreja, contida num expediente Adventista de defesa apresentado ao tribunal, é similar às palavras da Encíclica Vehementer do Papa Pío X.[9]

A representação que se concede à Igreja Adventista local funciona como o "centralismo democrático" por meio do qual Lenin criou para controlar as massas russas. Os representantes da congregação local, sim ,votam em certas convocações, mas a seleção dos candidatos e os pontos sobre os quais se vota são controlados muito mais pelo clero administrativo. E a lei que concede aos oficiais da conferência o direito de participar das reuniões da comissão de igreja e de negócios não pode senão estender o controle hierárquico das congregações locais.[10]

À semelhança de sua contraparte católica, espera-se que o leigo Adventista "pague, ore, e obedeça" [pay, pray, and obey]. Em tais circunstâncias, o sacerdócio dos crentes é uma expressão que soa bem, mas que guarda pouca relação com as realidades da política da igreja ou sua implementação. E a igreja se converteu numa organização, antes que numa comunidade de crentes.

3) A Autoridade da Bíblia

Os reformadores sustentavam que a vontade de Deus pode ser devidamente conhecida por meio da Bíblia, que dá testemunho de Cristo como Salvador e contém todo o conhecimento necessário para a salvação.

Talvez, o discernimento mais significativo do papel das Escrituras foi a auto-interpretação delas na comunidade cristã ao ser movido o leitor pelo Espírito Santo. O estudante da Bíblia que se rende ao Espírito do Autor da Bíblia não precisa de nenhuma outra fonte, seja a autoridade da igreja para ensinar ou o dom espiritual especial de outro indivíduo.[11]

Os reformadores, pois, negavam as afirmações, tanto do clero hierárquico como dos entusiastas espirituais, de que estes possuíam poderes especiais de interpretação. A auto-interpretação da Bíblia pressupõe que sua mensagem é tão clara que tanto o empregado da lavoura quanto o bispo que lêem as Escrituras podem aprender o caminho da salvação.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia aceita a Bíblia como infalível revelação da vontade de Deus e fonte autorizada de doutrina. Mas, junto com este reconhecimento, a igreja ensina que os escritos de Ellen G. White são uma fonte inspirada, autorizada e contínua verdade e instrução.

No Adventismo há, então, uma fonte externa por meio da qual se deve entender a Bíblia, porque essa fonte (Ellen G. White) é uma autoridade inspirada para o ensino. Por causa da posição de autoridade que se tem atribuído a ela, não pode se aceitar nenhuma exegese das Escrituras que difira de Ellen White.

Disto se segue que não se permite nenhuma interpretação de um texto bíblico que difira das afirmações de Ellen G. White. Portanto, a Bíblia fica funcionalmente subordinada aos escritos de Ellen G. White, que vão desde Gênesis até Apocalipse.

Tal perspectiva nega tanto a primazia das Sagradas Escrituras como a guia do Espírito Santo na maneira em que o indivíduo entende seu significado. E qualquer ministro adventista que tenha perguntas sobre a interpretação da bíblia por Ellen G. White deve escolher entre se deve guardar suas perguntas ou procurar outro emprego.

Ainda que as igrejas Adventistas leiam as mesmas Bíblias, cantem os mesmos hinos e sigam as mesmas formas de culto que as igrejas protestantes, o Adventismo não se ajusta aos ensinos básicos de uma verdadeira igreja protestante.

Se a Igreja Adventista não é verdadeiramente protestante, como se indicou acima, então, em que categoria religiosa deve ser incluída? Ao fazer esta avaliação, não é irrazoável perguntar: É o Adventismo, com sua atual dedicação à autoridade doutrinária de Ellen G.White, "outro evangelho", como o advertiu Paulo em sua carta aos Gálatas? (Gál. 1:8, 9).

Notas finais


  1. Paul Althaus, The Theology of Martin Luther, Tr. por Robert C. Schultz. (Philadelphia: Fortress Press, 1966), p. 224.
  2. ________, The Augsburg Confession. (Philadelphia: Fortress Press, ed. de 1980), p. 11.
  3. ________, Statement of Fundamental Beliefs of the Seventh-day Adventist Church, ed. de 1980.
  4. Ellen G. White, The Great Controversy. (Mountain View, CA: Pacific Press, 1911), p. 482.
  5. Bernard Lohse, A Short Hisory of Christian Doctrine Tr. por Ernest Stoeffler. (Philadelphia: Fortress Press, 1966). p. 159.
  6. Luther´s Works, American Edition, 55. vols. (St. Louis: Concordia Publishing House, 1955-), 39:303-314.
  7. A. J. Grant, The Huguenots. ( : Anchon Books, 1969), p. 19.
  8. Spectrum, Vol. 9. No. 2, p. 24.
  9. Citado na obra de J. S. Whale, Christian Doctrine. (Cambridge, England: University Press, 1981), pp. 133, 134).
  10. Columbia Union Visitor, April 1, 1985, p. 5. 
  11. Paul Althaus, pp. 76,77.

Por Richard Hayes, ex-pastor Adventista do Sétimo Dia, e agora aposentado
Fonte: Are Adventists Protestants - Revista Proclamation! Sep-Dec 2003; Vol. 4, Issue 5, 6

http://www.adventistas-bereanos.com.br/2007setembro/saoprotestantesosadventistas.htm

http://www.geocities.com/alfil2_1999/protestantes.html

3 comentários:

  1. porque o Pr. precisou sair da IASD para anunciar isso?, porque se queria alguma reforma, não a anunciou dentro de sua antiga igreja?... o Pr. se considera um reformista? preciso saber dessas coisas.

    graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fizeram essas mesmas perguntas a Lutero, em relação a Igreja Católica...

      Excluir
  2. Sabe porque meu querido amigo Rony Adventista7 (meu irmão!).
    É porque justamente agora, no tempo do fim, estão aparecendo todo tipo de erro e enganos, engôdo sendo feitos por satanás para tirar sua segurança na Pedra Angular e encher sua mente de dúvidas. A Palavra é clara, e o Mandamento Perfeito!! Contra isso não há discussão, porque Deus assim determinou.
    Que O Senhor ilumine todos os sinceros corações que conseguem entender com o coração Os Mandamentos do Senhor Deus. O Santo Sábado do Senhor é e será seu Memorial para sempre. O único lugar na Lei de Deus onde nos mostra a assinatura de quem fez tudo que está feito.

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.