A Nova Aliança



O que é esta aliança que haveria de vir?
(A Nova Lei para os cristãos) 

Jeremias 31:31-32 

“Farei uma Nova Aliança... NÃO será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito”


  • Promessa: Vida eterna a todos que crêem (Jo 3:16)
  • Condição: Fé (Rm 3:21-28)
  • Sinal: A Ceia do Senhor (I Cor. 11:25, Lucas 22:20, Marcos 14:24)


A Bíblia declara que após a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo uma Nova Aliança foi ratificada. Romanos deixa claro que, sob esta Nova Aliança estamos:

Romanos 7:1-6


"Livre da lei" v.2 “morto para a lei, por meio do corpo de Cristo” v.4 "libertos da lei" v.6

Que Lei? Versículo 7 responde: “pois eu não teria conhecido a cobiça, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” (Compare com Êxodo 20:17 e 1Timóteo 1:6-11)

2 Coríntios 3:1-18

Antiga Aliança                          Nova Aliança 
"Em tábuas de pedra" v 3        "No coração" v. 3
"A letra mata" v 6                      "O Espírito dá Vida" v.6
"Era gloriosa" v.7                      "Muito mais glorioso" v. 11
"Se desvanecendo" v.11           "Permanece" v.11
"Ministério da morte                 "O Ministério da Justiça" v.9 
e condenação" v.7,9

Se a Antiga Aliança foi substituída pela Nova Aliança, o que significa guardar os Mandamentos de Deus, como lemos em Apocalipse 12:17 e João 14:15?


1 João 5:3 

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos," 

1 João 3:22-24 

“E aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele.”

Agora que estamos em Cristo já não vivemos pela Antiga Aliança, os Dez Mandamentos. Temos uma nova lei, escrita em nossos corações.

Note também que em Atos 15:5 essa era a mesmíssima questão enfrentada pela igreja recém formada. No entanto, nos versículos 28, 29 não é menciona nada sobre gentios guardarem o sábado. A única menção é no versículo 21 e está falando daqueles que pregam a Moisés, e não Cristo. Os cristãos não mantiveram o sinal da aliança de Moisés por muito tempo (sábado), nem guardaram o sinal da aliança abraâmica, a circuncisão. (Gálatas 5:1-4). Os cristãos possuem uma Nova Lei

Gálatas 6:2 

“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.”

Gálatas 5:13, 14 e 18 

“Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

João 13:34, 35 

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

Romanos 13:10 

“O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.

Colossenses 2:16, 17 

“Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.”

Nota: A tradução LXX (Septuaginta) de "sábados" em Êxodo 20:8 é a mesma de Colossenses 2:16.

Hebreus 3:17 - 4:11

Cristo é o repouso do sábado. Temos um novo dia, "Hoje", esse é o descanso do evangelho. (Hb 4:7)

Mateus 11, 28

"Vinde a mim ... e eu vos aliviarei ... encontrareis descanso (sábado) para as vossas almas."



Fonte: The New Covenants
What is this covenant that was to come? (A New Law for Christians)  

4 comentários:

  1. Favor não pisar:
    ...Pois bem, mas aí alguém para negar esta verdade da guarda do Sábado do 7º Dia, pode alegar que tais alianças foram feitas exclusivamente para o povo de Israel ou judeus e não para as outras nações ou para cristãos de hoje, poruqe foram cravadas na Cruz e etc,. Contudo, tal alegação é contrária a Palavra de Deus, primeiro por Genesis 12:3, Gálatas 3: 26 a 29, Efésios 2: 12 a 22 e Efésios 3: 6 e depois porque também está escrito que mesmo a Nova Aliança foi feita para o povo de Israel ou para os judeus, o que significa que se formos seguir este raciocínio sem levar em conta Genesis 12:3, Gálatas 3: 26 a 29, Efésios 2: 12 a 22 e Efésios 3: 6, seremos obrigado a admitir que da mesmo forma que os Dez Mandamentos, bem como a guarda do Sábado do 7º Dia são exclusivamente para os judeus, também o é, a Nova Aliança. Veja : "Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jeremias 31:31,33), veja que Hebreus 8:10 é uma repetição de Jeremias 31,31,33. Osmar Ferreira- nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Osmar,

      É verdade, a Nova Aliança foi feita com o povo de Israel ou com os judeus, a descendência de Abraão, mas em Cristo também somos feitos descendência de Abraão e portanto participantes da nova aliança, veja:
      "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
      E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
      Gálatas 3:28-29"

      De modo que:

      Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. 1 Timóteo 4:10
      Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Romanos 5:1"

      Graça e Paz da parte de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:11-12

    ResponderExcluir
  3. Teologia da nova aliança - http://iana.comunidades.net/index.php?pagina=1355642781

    QUE É TEOLOGIA DA NOVA ALIANÇA?



    Geoff Volker, Bill Knaub, Mike Adams e entre [ ] Sodré Gonçalves
    Teologia da Nova Aliança



    Teologia da nova aliança (TNA) é a linha de interpretação bíblica dos desdobramentos do plano divino da salvação. O foco desta abordagem é a obra e a pessoa de Jesus, o Messias, e o que Deus realizou e cumpriu por meio dele pelos eleitos. O Senhor Jesus é o grande tema dos livros dos dois Testamentos, como evidencia o texto de Efésios 1.7-10:



    Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu no Messias, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.



    A premissa principal da TNA é que essa aliança, mediada por Cristo, é completamente nova, e substitui a antiga (“a aliança mosaica”) [preservando alguns de seus elementos]:



    Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores. Pois, se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra. Deus, porém, achou o povo em falta e disse: “Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados, quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles”, diz o Senhor.

    “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: ‘Conheça o Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”. Chamando “nova” esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer (Hb 8.6-13).



    A antiga aliança era o pacto divino estabelecido exclusivamente com a nação de Israel. Os termos dessa aliança eram os “dez mandamentos” ou “tábuas de pedra”: Disse o Senhor a Moisés:



    “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel”. Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos (Êx 34.27,28).

    Então Moisés convocou todo o Israel e lhe disse: “Ouça, ó Israel, os decretos e as ordenanças que hoje lhe estou anunciando. Aprenda-os e tenha o cuidado de cumpri-los. o Senhor, o nosso Deus, fez conosco uma aliança em Horebe. Não foi com os nossos antepassados que o Senhor fez essa aliança, mas conosco, com todos nós que hoje estamos vivos aqui” (Dt 5.1-3).



    Portanto, os dez mandamentos eram a essência da antiga (primeira) aliança e não a essência da lei de Deus em todas as eras [que é o amor, que foi citado na velha lei]. Como cerne da antiga aliança, os dez mandamentos funcionavam como seu representante:

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.