O dia do Senhor - G. C. W.


É bom que os cristãos se lembrem de que a observância religiosa de dias não está de acordo com o espírito das "Boas Novas". Considerar um dia diferente de outro é dizer que esse dia é, de alguma maneira, mais santo do que os outros. Mas para o cristão, todos os dias são santos. É verdade que o Senhor designou para nós o primeiro dia da semana como distinto dos outros dias.

- É o dia da Ressurreição do Nosso Senhor.
- É o dia no qual o Espírito Santo foi dado (Lv 23:15 - At 2:1).
- É o dia no qual os discípulos se reuniam para partir o pão (At 20:7).

O apóstolo disse aos gálatas e aos coríntios que nesse dia separassem uma quantia conforme Deus os havia suprido (1 Co 16:1-2). Se nós compararmos com Hebreus 13:15-16, veremos que isto é incluído como um dos sacrifícios que nós podemos oferecer a Deus no primeiro dia da semana.

Finalmente, encontramos em Apocalipse 1:10, que o Espírito de Deus chama esse dia de "O Dia do Senhor". No grego, a palavra "do Senhor" é um adjetivo, portanto nós poderíamos melhor traduzi-la como "dia senhoril" (aquele que pertence ao Senhor), ou "dia dominical" ("dominical" = "relativo ao Senhor" cf. dicionário da língua portuguesa). Esta palavra é usada neste sentido apenas duas vezes no Novo Testamento; no "dia senhoril" ou "dia dominical" (Ap 1:10) e na "ceia senhoril" ou "ceia dominical" (1 Co 11:20). Esta palavra conecta maravilhosamente a Ceia com o Dia.

Em muitos países o povo do Senhor tem liberdade para dedicar o "dia senhoril" para o Senhor. Em muitos lugares ele é separado como um dia no qual podemos ter o privilégio de deixar a nossa ocupação habitual e usá-lo, não para nós mesmos, mas para o Senhor. O sábado da antiguidade era um dia de descanso, mas para os cristãos, o Dia do Senhor é, com freqüência, o dia mais ocupado na semana.

O sábado da antiguidade foi feito por causa do homem (Mc 2:27). O Dia do Senhor pertence ao Senhor e nós temos o privilégio de dedicar este dia para Ele próprio. Aliás, na China muitos não têm este privilégio e deve ser com grande dificuldade que o povo do Senhor, naquele país, pode usar este dia como tal. Porém, lembramo-nos do que o Senhor falou "aos que Me honram honrarei, porém aos que Me desprezam serão envilecidos" (1 Sm 2:30).

G. C. W.

Fonte: Manjar Celestial

5 comentários:

  1. meu caro irmão se voce conserguir achar apenas uma vez a palavra domingo no original dentro da biblia mudo de ideia, e reformo os meus pensamentos. voce sitou alguns versos para justificar mas precisa estudar melhor a biblia. por exemplo, apocalipise 1;10 esta escrito shabat ou seja sabado e tambem conhecido como dia do senhor ''shalon'' viu a semelhanca. e não o primeiro dia da semana. e mais o que voce me diz de isaias 66;23 que diz que todos nós nos reuniremos para adorar a deus de um sabado a outro na nóva jerusalem quer dizer no céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Reginaldo, Paz!

      As palavras "portuguesas" Domingo e Sábado obviamente não se encontram nos "textos originais" Grego e Hebraico.

      Em Apocalipse 1:10 não está escrito "Shabbath" mas sim "en tei kuriakēi hēmerāi" (No Dia do Senhor).

      No N.T. a palavra ocorre somente aqui e em 1 Co 11:20 (kuriakon deipnon, Ceia do Senhor) no partir o pão, que ocorria no primeiro dia da semana (Atos 20:7).

      Esta palavra conecta maravilhosamente a Ceia com o Dia.

      A palavra Domingo (em latim: dominica die) é uma palavra exclusiva do Cristianismo e originou-se dessa expressão de João em Apocalipse 1:10.

      Aquele que diz ser Apocalipse 1:10 o dia de Sábado deveria ser coerente e chamar o Sábado de Domingo, pois o significado de Domingo é: "Dia do Senhor".

      Sobre Isaías 66:23 veja:

      O Sábado na Nova Terra

      Em Cristo,

      Hélio S. Júnior
      ===============

      Excluir
    2. Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos,
      Isaías 58:13

      Infelizmente pra muitos Deus chama apenas um dia de "Meu santo dia" e não é o domingo do latim exclusivo do cristianismo romano. Pra esse sem dúvida é o domingo:

      E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; Daniel 7:25

      A obra do Rev. Peter Geiermann, C.S.R., The Convert's Catechism of Catholic Doctrine, recebeu em 25 de janeiro de 1919 a "bênção apostólica" do Papa Pio X. Com referência ao assunto da mudança do sábado, diz o citado catecismo:

      "Observamos o domingo em lugar do sábado porque a Igreja Católica, no Concílio de Laodicéia (336 d.C.), transferiu a solenidade do sábado para o domingo." - Segunda edição, pág.50.

      Acho que contra fatos não há argumentos.

      Bom domingo pra vcs.

      Excluir
  2. Reginaldo,

    Bom dia!

    Segundo um estudo bem elaborado do termo usado em apocalipse 1:10; o termo dia do Senhor, ali usado, não referia-se ao sábado, leia o estudo no link:

    Desmascarando a doutrina sabatista
    http://blogdojeanpatrik.blogspot.com.br/2010/07/desmascarando-doutrina-sabatista.html

    ResponderExcluir
  3. Nós podemos não precisar observar o sabado hoje, mas também nem precisamos observar o domingo, até porque nem Jesus e nem o apostolos disseram para guardar dias, pelo contrário, "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus." (Romanos 14:5-6).

    Eu não consigo observar o "dia do sol", o qual os romanos reverenciavam o deus sol nesse dia. Acho que isso faz mal a imagem do cristianismo e do proprio Jesus, pois o cristianismo já está com tanta influência pagã.

    Realmente muitas festividades judaicas são na "primeira-feira" (domingo). O significa que o domingo/1º dia é um dia de festa e celebração, mas não todos os dias. Talvez seja esse motivo a ordenação do descanso no sabado/shabbat, para nos dias de festas, que muitos eram num 1º dia, estarem bem descançados fazerem uma celebração mais "celebrada".

    Por tanto quando João cita o "dia do Senhor" em Apocalipse talvez possa sim ser o sabado, mas não quer dizer que devemos observa-lo por obrigação. Mas não gosto deste "malabarismo", tanto por parte dos domiguistas como dos sabatistas, só para defenderem as doutrinas de uma igreja.

    Se a Lei de D-us está em nosso coração, ela não pode estar em dias ou semanas, etc. Penso que se nosso coração é bom, cumprimos a Lei, se for mal, não cumprimos.

    ResponderExcluir

Regras:

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32)

1. Todos os usuários deverão se identificar de alguma forma (nome, apelido ou pseudônimo).

2. Comentários somente com letras maiúsculas serão recusados.

3. Comentários ofensivos serão deletados.

"Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros." Romanos 14:19

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais Acessadas

Você já encontrou Descanso em Cristo?

Jesus Cristo, o Sábado da Nova Aliança

Você Sabia que a palavra sabbatismos é encontrado apenas uma vez na Bíblia?

"Assim, ainda resta um descanso sabático (sabbatismos) pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência." Hebreus 4:9-11 (NIV).

O autor de Hebreus usa o sétimo dia, o Sábado, como uma sombra de uma realidade futura e atual (Hoje), quanto aceitamos o convite de Cristo:

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis DESCAN­SO (ou sábado) para as vossas almas." (Mateus 11 : 28,29)

A palavra "descanso" em hebraico é "SHABATH", e em Grego é "ANAPAUSSIN", que também significa "REFRIGÉRIO". Não é glorioso?

Jesus completou ou trouxe vida ao 4º mandamento, quando apresentou o verdadeiro sábado do cristão. Ele mostrou que o verdadeiro descanso es­tava Nele mesmo.

Nossa Missão: Proclamar as Boas Novas do Evangelho da Nova Aliança da Graça em Cristo Jesus e Defender a Fé combatendo os erros do Legalismo e da Falsa Religião.

Nosso Lema: A Verdade não precisa de outro fundamento que não a investigação honesta, sob a orientação do Espírito Santo e a vontade de seguir a Verdade quando for descoberta. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

Nossa Mensagem: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não como resultado de obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9

Nosso Método: Em amor escrever, orar e divulgar matérias escritas por teólogos e pastores ex-adventistas que fornecem informações precisas sobre a doutrina e prática da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Nosso Mandato: Cerca de 300.000 membros deixam a Igreja Adventista do Sétimo Dia a cada ano. Muitas dessas pessoas queridas passam por um momento muito difícil de transição para outras igrejas cristãs. Eles foram ensinados que uma vez que aceitam os testemunhos de Ellen White e o Sábado do sétimo dia e depois, se abandona-los, eles perderiam a sua salvação. Observe as seguintes citações de Ellen White que os adventistas ainda consideram ser uma "fonte" autorizada da verdade, inspirada no mesmo nível que os profetas do Antigo Testamento como Isaías e Jeremias:

"It is Satan's plan to weaken the faith of God’s people in the Testimonies [writings of Ellen White] . Next follows skepticism in regard to the vital points of our faith, the pillars of our position, then doubt as to the Holy Scriptures, and then the downward march to perdition. When the Testimonies, which were once believed, are doubted and given up, Satan knows the deceived ones will not stop at this; and he redoubles his efforts till he launches them into open rebellion, which becomes incurable and ends in destruction.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 4, p. 211.

“If you lose confidence in the Testimonies you will drift away from Bible truth.” Ellen G. White, Testimonies to the Church, Vol. 5, p. 98.

"Then I was shown a company who were howling in agony. On their garments was written in large characters, 'Thou art weighed in the balance, and found wanting.' I asked who this company were. The angel said, 'these are they who have once kept the Sabbath and have given it up.'" Ellen G. White, Early Writings, p. 37

"God will never, never allow any man to pass through the pearly gates of the city of God who does not bear the signet of the faithful, His government mark." [in context the signet mark is the Sabbath] Ellen G. White, Medical Ministry, p. 123.

"God will frown upon those who disregard his commandments and he cannot bless the church that retains Sabbath-breakers in its fellowship." Ellen G. White, Signs of the Times, 1890-06-02.

Pode-se ver o trauma, interno intenso que os adventistas têm de enfrentar quando tentam deixar esses ensinamentos sectários de Ellen White.

Nosso Ministério: Temos ajudado milhares de pessoas na transição para fora do Adventismo, a encontrarem a certeza da salvação na justiça de Cristo somente, a tornarem-se fundamentados na Palavra de Deus e encontrar comunhão em igrejas cristãs saudáveis​​.